Saiba como conciliar trabalho e estudo

Você precisa conciliar trabalho e estudo e não sabe como fazer isso corretamente? Você verá que é possível conciliar os dois se dedicando igualmente.

caderno e caneta simbolizando conciliar trabalho e estudo

Boa parte dos estudantes universitários se dividem entre ir para a faculdade e depois para o estágio ou até mesmo a jornada CLT (no mínimo 8 horas diárias).

Uma pesquisa aponta que 60% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos em algum momento da vida, estudou e trabalhou ao mesmo tempo, seja qual for o motivo.

Apesar de ser uma tarefa desgastante, é importante você aprender como conciliar trabalho e estudo. Afinal, saber como organizar o seu tempo e cuidar para se dedicar as duas atividades da maneira correta é essencial para a sua vida profissional e pessoal.

Quer saber como conciliar trabalho e estudo? Então, leia agora o nosso artigo!

Monte um cronograma

Primeiro de tudo, você deve organizar os seus horários. E nada melhor do que montar um cronograma para ajudar você a saber exatamente o que precisa fazer durante o dia.

Monte uma planilha completa onde terá todas as suas principais atividades, como o trabalho, faculdade, atividades extracurriculares, etc.

Se você estuda de manhã e trabalha a tarde, por exemplo, separe um horário a noite para estudar. Você terá que estudar todos os dias? Depende da sua necessidade. Se você acha que precisa estudar todos os dias, então separe um momento de estudo durante a noite. Não esqueça que você também pode estudar durante o final de semana.

Mas claro, você não deve esquecer da sua vida pessoal. Separe um tempo para se divertir, sair com os amigos, ir para festas, etc. Você merece uma folga e trabalhar demais e estudar demais não faz bem.

Tenha cuidado para que o trabalho não atrapalhe o seu desempenho na faculdade, assim como a faculade não pode atrapalhar o seu rendimento no trabalho.

Para isso, evite atrasar as suas tarefas da faculdade. Não as faça durante o seu trabalho! E quando for estudar, não fique preocupado com o trabalho. Deixe a sua mente livre para se concentrar e conseguir um bom desempenho.

Você pode montar este cronograma numa planilha no Excel ou fazer a mão mesmo. Na internet existem vários modelos de planilhas para você se inspirar.

Ajuste a sua rotina

Quando entramos na faculdade já temos um horário certo de cada aula durante segunda a sexta. Por exemplo: você sabe que segunda-feira sua aula começa as 7 horas e acaba meio-dia. Já na terça a aula acaba apenas 13 horas.

No momento que conseguimos um estágio ou emprego CLT, talvez seja preciso ajudar nossa rotina para conseguirmos estudar e trabalhar. Mas claro, esta adaptação não pode atrapalhar nosso desempenho no trabalho e nem na faculdade.

No meu segundo estágio, as minhas aulas durante dois dias por semana acabava apenas 13 horas e era esse o horário que eu precisava no meu trabalho.

Qual a solução? Conversei com o meu professor para sair um pouco mais cedo para conseguir chegar no estágio e ele consentiu. Ou seja, consegui chegar na hora no estágio e isto não afetou meu desempenho na faculdade.

Se você precisar fazer o mesmo, lembre-se de não prejudicar nem o seu trabalho e nem o seu estudo.

Aprenda a separar as prioridades

Falamos de rotina no tópico anterior, então precisamos falar agora de prioridades. Em alguns momentos durante a realização de seu cronograma, mesmo que você não queira, poderá ser necessário estabelecer prioridades sobre o que vai ser executado primeiro.

As prioridades que aparecem durante a nossa vida profissional, pessoal, etc. podem mudarem de acordo com o seu objetivo em um determinado período.

Por exemplo: você recebeu um trabalho da faculdade de última hora e precisa ser entregue o mais rápido possível. Talvez você já tivesse marcado de sair com os seus amigos e não será possível executar o trabalho se você, de fato, sair com eles.

O que fazer, então? Estabeleça prioridades. Assim, você ficará mais tranquilo para produzir e entregar todas as suas tarefas com qualidade.

Faça o networking valer a pena

Os seus colegas de classe e os seus colegas de trabalho são essenciais para você conseguir conciliar trabalho e estudo. Como? Se você está estudando para uma prova importante e está com dúvida, talvez o seu colega saiba te explicar e você economiza tempo.

O mesmo serve para o ambiente de trabalho. Se você está realizando uma atividade que não sabe como finalizar, peça ajuda a um colega que entenda, assim, você não acumula atividade para os dias posteriores.

O networking é importante em qualquer ambiente e não seira diferente na faculdade e no trabalho.

Opte por cursos EAD

Se você realmente não consegue dar conta de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, então, talvez, a melhor opção para você seja fazer um curso EAD, ou seja, Educação a Distância.

Várias universidades ofertam cursos EAD, onde as aulas e até mesmo provas são feitas exclusivamente online. Assim, você terá liberdade maior para organizar seu cronograma e não terá que deixar nem de estudar e nem de trabalhar.

Além disso, o tempo que você perde no trânsito, por exemplo, do caminho da faculdade para o trabalho, pode se transformar em mais horas de estudo e até mesmo de lazer.

Conclusão

É possível conciliar trabalho e estudo, desde que você mantenha um cronograma organizado e ajustando a sua rotina, contando que não prejudique o seu desempenho nem no trabalho e nem na faculdade.

Lembre-se que você precisa estabelecer prioridades e é importante você saber o que é prioridade e o que não é. Tudo dará certo com a execução correta.

Ademais, não esqueça de tirar um tempo só para você. O lazer também é importante! Saia com os seus amigos, relaxe, viaje, etc. Estudar e trabalhar demais não faz bem.

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

4 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *