Como controlar a jornada de trabalho como freelancer ou autônomo?

Se você é freelancer ou autônomo e não sabe como controlar a sua jornada de trabalho, então você acaba de encontrar o artigo certo!

um caderno ao lado de um notebook simbolizando freelancer ou autônomo

Atualmente, é muito comum conheceremos algum amigo ou parente que é freelancer ou autônomo. Ou seja, eles trabalham por contam própria ou prestam serviços para diferentes empresas de forma independente.

Neste caso, seria importante o controle de ponto? Sim! Pois, até estas pessoas precisam se preocupar com a sua jornada de trabalho. O que, em sua maioria das vezes, não acontece, pois elas confiam que não precisam controlar a sua jornada de trabalho, já que trabalham para elas mesmas ou de forma independente.

O erro está aí! Até mesmo os autônomos e as empresas que contratam pessoas freelancers precisam se preocupar com a sua jornada de trabalho.

Sabemos que estas empresas não podem exigir um controle de ponto, pois os freelancers não são efetivados, mas podem indicar sistemas que os ajudem a controlar a sua jornada de trabalho.

Quer saber como controlar a jornada de trabalho sendo freelancer ou autônomo? Então, se liga no nosso artigo!

Freelancer x autônomo

Expliquei rapidinho na introdução do artigo o que significa freelancer e autônomo. Mas você sabe como se tornar um?

Para ser um freelancer não é preciso estar desempregado. Você pode ter um emprego de carteira assinada e mesmo assim ser um freelancer, pois estes profissionais exercem atividades de forma independente, ou seja para outras empresas sem carteira assinada ou algum tipo de contrato.

Geralmente, os freelancers desenvolvem trabalhos de design, fotografia, redação, programação, etc. Você pode trabalhar como fotógrafo para um jornal local, mas fazer trabalhos para outras empresas e até mesmo pessoas sem compromisso mais sério.

Já uma pessoa autônoma, trabalha por conta própria e também presta serviços para diferentes empresas como um freelancer. Mas, afinal, existe uma diferença?

A verdade é que não existe uma real diferença entre freelancer e autônomo, mas, geralmente, a pessoa autônoma não trabalha com carteira assinada e busca sempre diferentes empresas para apresentar o seu trabalho.

Ou seja, qualquer pessoa pode ser freelancer ou autônomo, basta saber exatamente o que você gosta de fazer e o que tem para oferecer como serviço.

Facilitando a vida de motoristas e entregadores

Se você é motorista da Uber, 99pop ou outro tipo de serviço de transporte privado, então você tem a liberdade de fazer o seu próprio horário, ou seja, as empresas de transporte privado não exigem que você cumpra uma jornada de trabalho contínua, como 40 horas semanais ou exigem algum tipo de escala de trabalho, como 5×1.

Você mesmo faz o seu horário. Você pode trabalhar 5 horas na segunda-feira e na terça-feira 8 horas e na quarta-feira não trabalhar, pois não ganha por horas trabalhadas e sim por cada corrida que você aceita.

Mas é importante manter um controle de ponto, mesmo para si mesmo? Sim! É importante controlarmos nossos horários de trabalho, mesmo que a empresa não solicite, pois, assim, saberemos ao certo quantas horas trabalhadas temos todo dia, quanto tempo de almoço e descanso tiramos.

Então, se acontecer qualquer mal-entendido com a empresa, você já tem todo o seu controle de ponto certinho.

Porém, como você irá registrar o ponto por si só, qual o melhor controle de ponto? O controle de ponto online, pois você consegue acessar através de um aplicativo e pode bater ponto aonde estiver.

Já para quem é entregador de aplicativos, como Uber Eats, iFood e Rappi possui uma jornada de trabalho mais contínua, pois as empresas, geralmente, exigem algum tipo de escala de trabalho, então você não ganha por entrega e sim por horas trabalhadas, como na CLT.

Logo, a empresa que exigirá o tipo de controle de ponto que seus funcionários precisam registrar. O ideal é um controle de ponto online, pois, como já citado, você consegue registrar seu ponto fora da empresa e estabelecimentos comerciais. Assim, a empresa saberá exatamente aonde você está na hora do registro.

Mas, afinal, qual o melhor controle de ponto online para as duas situações?

Melhor sistema de controle de ponto online

O PontoGO é um sistema de controle de ponto online que, através de seu aplicativo ou site na web, permite que os funcionários de uma determinada empresa ou pessoas freelancers ou autônomas registrem o seu ponto.

Mas qual o diferencial do PontoGO? Como já citado no tópico anterior, ele possui a geolocalização que permite que as empresas saibam onde os seus funcionários estavam quando registraram o ponto. Ele também gerar relatórios, fazer ajustes ilimitados, fechar a folha e muito mais.

O PontoGO possui vários planos que se encaixam perfeitamente a sua empresa. Por exemplo: se a sua empresa for pequena e possuir até 25 funcionários, então o plano ideal é o Pequena Empresa que custa apenas 45 reais por mês ou 39,90 por ano! O custo-benefício do PontoGO é incomparável.

Mas caso você seja um motorista de transporte privado, como Uber e 99pop, que a empresa não comprará os serviços, então o que fazer? O ideal seria adquirir o plano Startup que custa apenas 25 reais por mês ou 19,90 por ano. É o preço mais barato do mercado!

O app do PontoGO está disponível para Android e iOS.

interface do aplicativo do pontogo

Na esquerda a interface de Relátorios do aplicativo do PontoGo, e na direita a interface de Solicitações de Abono e Ajustes.

Conclusão

Se você é freelancer ou autônomo, trabalha como motorista ou entregador, é super simples manter o controle da sua jornada de trabalho, através de algum controle de ponto online, como o PontoGO.

Ademais, manter o seu controle de ponto, mesmo que seja apenas para você mesmo, é muito importante, pois terá um controle maior de sua jornada de trabalho e se acontecer qualquer mal-entendido com a empresa você terá toda a sua jornada de trabalho em mãos (literalmente, pois o PontoGO possui aplicativo).

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

5 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *