Como controlar a jornada de trabalho de funcionários externos?

Alguns funcionários exercem atividades externas ou até mesmo fazem jornada home office. Mas, e então? Como controlar a jornada de trabalho destes funcionários?

globo terrestre simbolizando controlar a jornada de trabalho

Algumas empresas exigem que seus funcionários exerçam atividades externas, como um repórter que passa a maior parte de seu trabalho fora do estúdio de TV entrevistando pessoas.

Segundo a Lei nº 7.855, não é necessário bater ponto aqueles funcionários que exercem atividades externas, na qual não é possível fixar e controlar os horários.

Porém, o controle de ponto é muito importante para que a empresa e o próprio funcionário saibam exatamente a jornada de trabalho feita. Se o funcionário fez horas extras, por exemplo, ele poderá receber além do seu salário, pois o ponto é a comprovação dessas horas extras.

Mas como controlar a jornada de trabalho de funcionário externos que não estão dentro da empresa para registrar o ponto? Você irá descobrir agora!

Atividades externas

Alguns funcionários precisam exercer atividades externas, como um organizar de eventos que trabalha fora da empresa resolvendo todos os detalhes de uma festa, por exemplo, e até mesmo comparecendo a festa para garantir que tudo sai como planejado.

Neste caso, como o funcionário pode registrar o seu ponto? As empresas estão acostumadas a ter o relógio de ponto digital como método de registrar o ponto de seus funcionários, mas este tipo de ponto não é o ideal para aqueles que exercem atividades externas.

O controle de ponto online é muito mais eficaz comparado as outros tipos, pois todas as marcações de ponto, acessos ao sistema e qualquer outra interação é feita exclusivamente online, ou seja, pela web ou um aplicativo.

Trabalhando home office

Atualmente, está cada vez mais comum pessoas trabalharem em estilo home office. Mas o que este termo significa? Home office vem do termo em inglês que significa trabalhar em casa, ou seja, o funcionário não trabalha na empresa e, sim, na sua própria residência.

E como controlar a jornada de trabalho destes funcionários home office? Usando o controle de ponto online citado no tópico anterior.

O ponto online é a melhor maneira de registrar o ponto, pois ele facilita a vida da empresa e do funcionário, que consegue acompanhar de perto a sua própria jornada de trabalho.

A geolocalização é importante

No controle de ponto online é possível visualizar através de um mapa todos os pontos dos funcionários. Assim, você saberá se ele realmente bateu o ponto no local da sua atividade externa ou na sua própria casa (home office).

Esta funcionalidade está disponível no PontoGO, um sistema de controle de ponto online feito para empresas de todos os tipos, desde micros a grandes. Com o PontoGO, além da funcionalidade de geolocalização, o funcionário pode baixar o aplicativo e registrar o seu ponto dentro da empresa ou fora quando estiver realizando atividades externas.

E claro, para aqueles que fazem jornada home office também é perfeito, pois você pode utilizar o PontoGO na web ou app, mesmo sem sair de casa.

E por que a geolocalização é importante? Além de saber exatamente onde os seus funcionários com atividades externas ou home office estarem, proporciona uma sensação de segurança bem maior. Se caso aconteça algo com um funcionário que está fora da empresa, seus superiores saberão onde ele está.

Mas os funcionários podem ter acesso a esse mapa? Não. O mapa é acessível apenas para a empresa, ou seja, o PontoGO possui um sistema exclusivo para que a empresa possa ver a geolocalização, todos os registros de pontos dos funcionários, etc.

print do pontogo

Interface do PontoGO web exibido somente para as empresas. É possível ver ao fundo da foto o mapa citado no texto.

E o preço? Quanto custa este serviço de controle de ponto online?

O PontoGO oferece vários planos que se adequam a cada tipo de empresa. Por exemplo: se a sua empresa possui até 50 funcionários, então o melhor plano é o Média Empresa, que custa apenas 85 reais por mês ou 64,90 por ano. Barato, né? O custo-benefício do PontoGO é o melhor do mercado!

Conclusão

O controle de ponto online é a melhor opção para a sua empresa, caso você possua funcionários que exercem atividades externas ou realizam jornada home office, pois o ponto online possui, além da facilidade, a geolocalização que permite a empresa saber exatamente onde está cada funcionário.

A geolocalização também é sinônimo de segurança, pois caso aconteça algo com o funcionários, a empresa saberá exatamente onde ele está.

Lembre-se que a melhor alternativa de sistema de controle de ponto online é o PontoGO, que oferece os melhores serviços com um custo-benefício excelente!

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

5 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *