Controle de ponto online: tudo o que você precisa saber sobre este sistema

Bater ponto no relógio de ponto digital ou no livro de ponto é passado! A tecnologia está aí para facilitar a vida das empresas e dos funcionários. Saiba tudo sobre o controle de ponto online!

notebook e um celular acima de um post e clipes de papel simbolizando controle de ponto online

Muitas empresas até hoje preferem utilizar o relógio de ponto digital ou até mesmo o livro de ponto como uma forma para administrar a jornada de trabalho de seus funcionários.

Porém, o controle de ponto online chegou com a promessa de facilitar a vida das empresas e de seus funcionários. Até porque a tecnologia está cada vez mais se mesclando com os negócios, seja ele qual for.

Por isso, é importante aprender tudo sobre o controle de ponto online, pois eu tenho certeza que se você é um empreendedor vai querer adquirir para a sua empresa. E se você for funcionário vai querer indicar para o seu chefe.

Então, se liga no nosso artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre o controle de ponto online.

O controle de ponto é obrigatário?

Antes de falarmos de fato sobre o controle de ponto online, é preciso deixar claro um item muito importante. Segundo a Lei nº 7.855, toda empresa com mais de 10 funcionários precisa registrar sua jornada de trabalho através de algum tipo de registro de ponto perante pena de processos trabalhistas e autuação do Ministério do Trabalho.

Este registro pode ser feito da maneira que a empresa achar mais viável, sendo obrigatório ela manter todos os registros de todos os funcionários e até mesmo ex-funcionários.

Porém, existem algumas exceções quanto às marcações do ponto ainda de acordo com a Lei nº 7.855. Não se faz necessário o controle de ponto daqueles que possuem um cargo muito alto ou de confiança, como por exemplo o presidente de uma empresa.

Também não é necessário bater ponto aqueles funcionários que exercem atividades externas, na qual não é possível fixar e controlar os horários, como um repórter de rua que quase sempre está fora do estúdio de televisão.

Este último caso é possível resolver a partir do controle de ponto online, como veremos agora.

O que é o controle de ponto online?

O controle de ponto online é um sistema feito para gerenciar a jornada de trabalho de cada funcionário de uma empresa, assim como o livro de ponto e o relógio de ponto digital.

A sua principal diferença é que este controle é feito online, ou seja, a partir de aplicativos ou sites. Desta maneira, fica mais fácil da empresa supervisionar todos os pontos batidos e dos funcionários de ver quantas horas foram trabalhadas no dia, se eles fizeram horas extras, etc.

No tópico anterior citei que funcionários que exercem atividades externas não precisam bater ponto, pois eles não conseguem voltar a tempo para a empresa em que está o relógio de ponto digital, por exemplo.

Porém, a partir do ponto online é possível que este funcionário bata ponto fora da empresa. Como? Você vai ver agora!

Como funciona o controle de ponto online?

Como eu já falei, o controle de ponto online é feito a partir da internet, ou seja, todas as marcações de ponto, acessos ao sistema e qualquer outra interação é feita exclusivamente online.

Mas não se preocupe, pois está maneira é totalmente segura e permitida por lei. Em 2011, a Portaria 373 do Ministério do Trabalho retirou a exigência de se usar apenas os sistemas cadastrados por eles, como o relógio de ponto digital e o livro de ponto.

A Portaria 1510 do Ministério do Trabalho diz “existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado”, ou seja, o ponto online é aceitável se cumprir com estas exigências.

Porém, por ser um sistema online é interessante que a empresa contrate um serviço que consiga satisfazer todas as suas necessidades, como por exemplo: cada funcionário ter sua própria senha para entrar no sistema, geolocalização, verificação de IP, etc.

Sistema de controle de ponto

O PontoGO, por exemplo, é um destes serviços que possui tudo isto. A empresa ao contratar os serviços do PontoGo consegue mandar por e-mail para cada funcionário um convite para participar do sistema. Assim, ele cria sua própria senha de acesso, permite a localização em tempo real, além de registrar os pontos de forma simples.

A empresa também consegue acompanhar todos os pontos em tempo real, fazer ajustes, fechar a folha, gerar relatórios e muito mais.

O PontoGO oferece vários planos que te permite escolher o melhor que irá se adequar a sua empresa. Por exemplo: se a sua empresa possui mais de 20 funcionários, então o plano ideal é o Pequena Empresa que é possível cadastrar até 25 colaboradores, além de pontos, abonos e ajustes ilimitados.

A interface é super intuitiva e fácil de manusear. Não tem segredo! E claro, se você precisar de ajuda, o PontoGO oferece suporte no próprio site ou através do telefone.

Todos os funcionários que utilizam o PontoGO podem usá-lo pela web ou baixar o aplicativo que gera mais facilidade. O app está disponível para Android e iOS.

interface do aplicativo do pontogo

Na esquerda a interface de Relatórios do aplicativo do PontoGO, e na direita a interface de Solicitações de Abono e Ajustes.

Facilitando a jornada home office

Para os funcionários que trabalham em jornada home office (termo em inglês que significa trabalhar em casa), o ponto online é perfeito para ele. Pois ele consegue marcar todos os seus pontos na sua própria casa e a empresa consegue gerenciar a sua jornada de trabalho.

Muitas empresas trabalham com este tipo de jornada – home office – e, às vezes, não consegue administrar as horas que cada funcionário trabalho por não saber que existe um sistema de controle de ponto online.

Conclusão

O controle de ponto online vai facilitar o gerenciamento do registro de ponto dos funcionários de uma empresa, principalmente, para aqueles funcionários que fazem jornada home office ou exercem muitas atividades externas.

Vimos neste artigo que o PontoGO é um excelente sistema de ponto que permite a sua empresa cadastrar seus funcionários e partir disto acompanhar todos os pontos em tempo real, fazer ajustes, fechar a folha, gerar relatórios e muito mais.

Ademais, é importante lembrar que o controle de ponto online é permitido por lei desde que cumpra com todas as exigências pedidas pelo Ministério do Trabalho.

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

8 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *