Empresas com poucos funcionários precisam registrar o ponto?

Será que empresas com poucos funcionários precisam registrar o ponto? Se você possui uma micro ou pequena empresa já deve ter se perguntado isto.

empresas com poucos funcionarios

Se você é empreendedor e possui uma micro ou pequena empresa, já deve ter se perguntado se o controle de ponto é necessário no seu caso.

Mas se não for? Realmente não é preciso manter um registro de ponto para acompanhar de perto a jornada de trabalho de todos os funcionários? As leis trabalhistas são muito claras quando se trata deste assunto.

Além disto, o registro de ponto é muito importante independentemente do tamanho da empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. Também é necessário manter estes registros.

Quer saber se empresas com poucos funcionários precisam registrar o ponto? Então, leia agora o nosso artigo!

O que a lei alega?

De acordo com a Lei nº 7.855, toda empresa com mais de 10 funcionários precisa registrar sua jornada de trabalho através de algum tipo de registro de ponto perante pena de processos trabalhistas e autuação do Ministério do Trabalho.

Este registro pode ser feito da maneira que a empresa achar mais viável, sendo obrigatório ela manter todos os registros de todos os funcionários e até mesmo ex-funcionários.

Porém, existem algumas exceções quanto às marcações do ponto ainda de acordo com a Lei nº 7.855. Não se faz necessário o controle de ponto daqueles que possuem um cargo muito alto ou de confiança, como por exemplo o presidente de uma empresa ou o gerente.

É importante ressaltar que o tipo de escala de trabalho que a sua empresa determinar para os funcionários precisa estar dentro da lei. E para que ela seja cumprida, o registro de ponto é a melhor solução.

A importância do controle de ponto

O controle de ponto é muito importante, pois permite que as empresas saibam a exata jornada de trabalho de cada funcionário. Assim, se ele estiver devendo horas ou feito horas extras, a empresa poderá tomar as providências necessárias.

Mesmo que a sua empresa possua menos de 10 funcionários e não seja obrigatório o controle de ponto, ainda sim, é importante ter e manter este registro.

Lembre-se que também é importante registrar o ponto de funcionários que possuem um cargo alto, como de gerência, pois eles também podem usufruir de horas extras, por exemplo.

Existem vários tipos de controle de ponto, mas o controle de ponto online é o mais indicado para qualquer tipo de empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande! Pois, este tipo de ponto possui uma grande facilidade e rapidez para gerar relatórios, abonos, ajustes e tem uma flexibilidade que os outros tipos não possui.

Porém, muitas empresas não adquirem esse tipo de serviço por achar caro demais ou até mesmo desnecessário, preferindo serviços mais antiquados. Mas adivinha? Nós temos a solução!

O melhor sistema de controle de ponto online

O PontoGO é um sistema de controle de ponto online que oferece às empresas vários tipos de planos que se adapta perfeitamente, seja ela uma empresa micro, pequena, média ou grande.

Os preços de seus planos variam de acordo com a necessidade de cada empresa. Por exemplo: se você é uma micro empresa com até 10 funcionários, então o melhor plano seria o Startup que custa apenas 25 reais por mês ou 19,90 por ano! Ou seja, o custo-benefício é muito barato, até porque o PontoGO é o sistema de controle de ponto online mais barato do mercado.

Todos os seus planos oferecem pontos, abonos e ajustes ilimitados, além de oferecer geolocalização, reprodução de relatórios, fechamento da folha e muito mais.

Para conhecer todas as funcionalidades do PontoGO, acesse aqui!

interface do aplicativo do pontogo

Na esquerda a interface de Relátorios do aplicativo do PontoGo, e na direita a interface de Solicitações de Abono e Ajustes.

Conclusão

Segundo as leis trabalhistas, a empresa que possui mais de 10 funcionários é obrigatório manter os registros de pontos de todos os funcionários.

Porém, se a sua empresa é estilo startup e possui menos que isto, também é importante manter este registro para eventuais checagens, como funcionários que fizeram horas extras.

PontoGO é um sistema de controle de ponto online que oferece os melhores preços do mercado! Você não precisa fazer uma investimento grande ao contratar os serviços do PontoGO, pois o custo-benefício é muito satisfatório. Ele é ideal para a sua empresa, seja ela do tamanho que for!

Então, gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

7 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *