Equipe Multidisciplinar: Entenda o que é e como montar uma.

Que o mercado tem se tornado cada vez mais exigente, você já deve saber. Em meio a isso tudo, surgiu a necessidade de criar equipes multidisciplinares. Leia o artigo abaixo e entenda tudo sobre como montar uma equipe diversa, e quais as melhores formas de gerencia-la.

cropped-1837.png

Possuir uma equipe multidisciplinar, com profissionais de áreas distintas pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. 

É inegável que com um time completo, é possível fomentar a troca de experiências e encontrar as soluções mais inteligentes para os diversos problemas. 

Além disso, vale ressaltar que equipes como essas tendem a possuir mais facilidades em execução de tarefas, além da flexibilidade em relação às atividades realizadas. 

Por isso, hoje você vai entender tudo sobre equipes multidisciplinares e como implementá-las na sua empresa. Confira logo abaixo!

O que é uma equipe multidisciplinar? 

Você já deve ter ouvido falar que o mercado está evoluindo, e exigindo profissionais completos, certo? 

É justamente nesse contexto que surgiram as equipes multidisciplinares. Equipes capazes de resolverem os mais diversos problemas dentro de um mesmo setor. 

Uma equipe multidisciplinar é uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas, que possuem habilidades e perfis diferentes entre si. 

Mesmo com essas diferenças, os profissionais trabalham por um objetivo em comum, independente de suas aptidões. 

Isso ajuda a empresa a alcançar resultados de forma mais rápida, além de desenvolver soluções mais inteligentes e práticas. 

A ideia é apostar no fluxo de aprendizado, de modo que possa agregar conhecimento para ambos em diversas áreas diferentes, conforme a tarefa é concluída. 

Porque você deve ter uma equipe multidisciplinar? 

Optar por uma equipe multidisciplinar pode ser benéfico em diversos sentidos. 

Formar um time composto por pessoas diferentes sem dúvidas irá incentivar a troca de experiência cada vez maior entre os integrantes. 

Outro ponto importante, é a independência em realizar atividades que serão desenvolvidas dentro do time. 

Por conta de habilidades complementares, sem dúvidas um time multidisciplinar consegue se comporta de forma mais produtiva, visto que os próprios colegas de trabalho podem auxiliar na resolução de atividades.

Além disso, é possível observar que empresas que possuem equipes multidisciplinares tendem a ser mais inovadoras, e se aproximarem mais do seu público.

Isso acontece pois devido às diversas áreas de atuação do time, e a elevada interação que o time tende a apresentar, novas ideias podem surgir. 

Vale ressaltar, ainda, que isso é válido tanto para implementação de novos processos, como a otimização de processos antigos. 

Como montar equipes multidisciplinares

O perfil do time deve variar de acordo com o objetivo a ser solucionado. 

Por conta disso, é importante ter claro na sua estratégia quais os objetivos que você deseja alcançar. 

Após isso, ficará mais fácil de mapear e identificar quais áreas são essenciais para a execução da sua estratégia. 

Além das competências técnicas, é importante identificar quais as habilidades comportamentais que serão exigidas para a estratégia. 

Feito isso, será mais compreensível de entender qual o perfil do colaborador ideal para essa estratégia. 

É importante lembrar que para a equipe multidisciplinar funcionar, são necessárias algumas premissas, e que as habilidades comportamentais muitas vezes se sobressaem às técnicas. 

Desafios das equipes multidisciplinares

Apesar de ter diversos benefícios, ainda existem desafios a serem superados nas equipes multidisciplinares. 

Por conta da elevada interação e fluxo de ideias, é comum que essas equipes percam o foco e acabam tendo dificuldades em executar atividades.

Por isso, é essencial que nessas equipes exista um gestor que seja respeitado por todos, mas que ainda assim, tenha pulso firme para cobrar que as atividades sejam executadas. 

Vale lembrar que ser multidisciplinar não significa ter profissionais distintos trabalhando de forma individual! 

Eles precisam colaborar entre si e chegar as soluções em forma conjunta, pois somente assim será possível extrair o máximo dessa estratégia. 

Outro desafio que podemos citar aqui, é a necessidade de desenvolver a confiança e segurança entre os integrantes do time. 

Isso é essencial, principalmente quando levamos em consideração que os membros das equipes precisam trabalhar diretamente e poder contar uns com os outros para tomar decisões. 

Entendendo o que pode atrapalhar na estratégia de uma equipe multidisciplinar, é importante saber como gerenciar um time como esse. 

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar? 

Por conta da diversidade presente nas equipes multidisciplinares, é comum que muitas pessoas pensem que seja difícil gerenciar um time como esse. 

Porém, quando se possui a estratégia correta, acompanhada das metodologias de gerenciamento adequadas, esse processo se torna bem mais simples. 

Sabendo disso, separamos algumas dicas para que você consiga gerenciar sua equipe multidisciplinar com mais facilidade.

Tenha papéis bem definidos

Como você deve ter percebido, as equipes multidisciplinares são compostas por profissionais de áreas distintas. 

Por conta disso, é preciso que todos os participantes da equipe saibam exatamente qual seu papel durante o processo. 

Para conseguir manter a organização durante a execução das atividades, é importante definir metas individuais e garantir que o trabalho em conjunto possa fluir. 

Portanto, definir o papel de cada colaborador é uma etapa de grande importância, para evitar que discussões aconteçam com frequência e atrapalhe a produtividade da equipe. 

Fortaleça o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de equipes multidisciplinares, e deve ser estimulado sempre que possível. 

Logo, é interessante que sejam realizadas atividades a fim de garantir que todos os membros da equipe tenham voz ativa no grupo. 

Além disso, o gestor deve ter consciência de que em alguns momentos será necessário realizar intervenções. 

Por exemplo, se em determinada situação você perceber que um dos colaboradores está falando mais do que os demais, é interessante realizar questionamentos para aqueles que estão mais calados. 

Isso vai fazer com que todos percebam a importância da sua opinião, e como  tempo, os questionamentos irão surgir de forma espontânea. 

Feedbacks

Feedbacks individuais e grupais são bem vindos, independente da estrutura que a equipe optou por seguir. 

Ademais, em equipes multidisciplinares é interessante que exista um período reservado para essas atividades. 

Isso porque, devido a elevada necessidade de trabalhos em equipes, é normal que surjam opiniões diversas a respeito dos componentes do grupo. 

Portanto, com a ausência de momentos de feedback, é possível que comece a surtir a sensação de que sua opinião não é ouvida, e consequentemente, se sentir desmotivado.

Desse modo, ao internalizar a prática de feedback, é possível alinhar o desenvolvimento pessoal com o grupal. 

Fortaleça as capacidades individuais

Como já falamos anteriormente, o grande diferencial das equipes multidisciplinares é possuir colaboradores com habilidades diferentes e complementares. 

Por conta disso, tratar esse grupo como uma grande “massa” é um erro, e isso pode acabar causando desmotivação em alguns participantes da equipe. 

Portanto, mesmo que o objetivo de todos os colaboradores seja o mesmo, é importante estimular e focar nas habilidades individuais de cada um. 

Isso não significa estimular o trabalho individual, mas sim, reconhecer as habilidades de cada um, e exaltá-las sempre que possível. 

Quando o gestor adota essa postura, ele consegue reconhecer as habilidades dos colaboradores e garantir que todos se mantenham motivados e empenhados. 

Isso sem dúvidas irá melhorar a produtividade do time e garantir a entrega do objetivo final.

Conclusão

Trabalhar em meio a um time multidisciplinar possui diversos benefícios, e é por conta disso que cada vez mais empresas estão apostando nessa composição de equipes. 

Apesar disso, é importante estar ciente de que, acima de tudo, é necessário haver muita confiança entre aqueles que fazem parte de equipes multidisciplinares. 

Por outro lado, seguindo os passos citados acima, ficará ainda mais fácil de gerir uma equipe diversa, e garantir que todos os resultados sejam alcançados. 

Portanto, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo e nos acompanhar nas redes sociais. 

E também não deixe de conhecer o PontoGO, o aplicativo de controle de ponto mais bem avaliado.

4 Curtir
0 Não curti

Hícaro Sindeaux, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo.

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *