Saiba tudo sobre a escala de trabalho 5x2

Segundo as leis trabalhistas, existem diversos tipos de escalas de trabalho disponíveis. Uma delas é a escala de trabalho 5x2.

homem segurando uma revista e um copo de café indo trabalhar simbolizando escala 5x2

Você sabia que toda seleção de emprego precisa esclarecer para o funcionário qual tipo de escala ele irá cumprir? Existem várias escalas de trabalho permitidas pela CLT, ou seja, que cumprem as leis trabalhistas.

As escalas de trabalho também estão fortemente ligadas as jornadas de trabalho, por isso é importante que elas estejam dentro da lei para evitar jornadas exaustivas. Afinal, ninguém é de ferro.

No artigo de hoje conheceremos a escala de trabalho 5×2 e determinações da lei com relação a escala. Veja agora!

Como funciona a escala de trabalho 5×2

A escala de trabalho 5×2 consiste no funcionário trabalhar 5 dias seguidos e folgar 2 dias. Por exemplo: você trabalha de segunda a sexta e tem folga no sábado e no domingo.

Este tipo de escala é a mais usada entre as empresas, por seguir o horário comercial (período durante o qual os estabelecimentos de comércio e serviços realizam atendimento ao consumidor) dependendo, claro, do tipo de jornada de trabalho.

Ela também é a preferida do funcionário, pois, além dos dois dias não trabalhados serem, geralmente, sábado e domingo, a jornada de trabalho não poderá ultrapassar 8 horas diárias ou 44 horas semanais.

Neste tipo de escala, o funcionário não precisa ir trabalhar nos feriados, e se a empresa exigir, então ele deverá ganhar além de seu salário, como hora extra.

Domingo é folga obrigatória

Uma curiosidade é que o domingo é tratado como feriado nas leis trabalhistas (Artigo 67), ou seja, na escala 5×2 é obrigatório que um dos dois dias de folga seja o domingo.

Logo, se o funcionário precisar trabalhar no domingo, a regra vale como se fosse feriado, ou seja, ele deverá ganhar um bônus, como eu expliquei no tópico anterior.

Mas você sabe por que domingo é considerado o dia do descanso? Esta cultura não existe só no Brasil, mas em muitas países, como Estados Unidos.

Não existe uma afirmação verdadeira de porquê o domingo é visto como um dia para descansar e curtir com a família e os amigos, mas um dos relatos mais falados tem a ver com as religiões cristãs e sua cultura.

Em 2012, uma pesquisa do IBGE apontou que 87% dos brasileiros são cristãos. Já nos Estados Unidos, 70% dos cidadãos se consideram como cristãos (de acordo com a Pew Reasearch Center).

E o que isto significa? Segundo as crenças cristãs, Jesus Cristo ressuscitou no domingo, logo seria o dia do descanso, onde os fiéis poderiam ir para a igreja.

Podemos entender que como a maioria da população é cristã, gerou-se uma cultura – mesmo inconsciente – que no domingo as pessoas devem descansar e não trabalhar.

Gostou da curiosidade? Espero que você tenha curtido!

Algumas dúvidas frequentes

1. Na escala 5×2, posso trabalhar em jornada de 44 horas semanais?

Sim! A jornada de trabalho não poderá ultrapassar 8 horas diárias (que equivalem a 40 horas semanais) ou 44 horas semanais. Logo, trabalhar em jornada de 44 horas semanais é permitida.

2. Qual o melhor tipo de escala para a minha empresa?

Não existe a melhor ou a pior escala de trabalho. Cada empresa e cada função desempenham papeis diferentes. Ou seja, um médico não pode trabalhar em escala 5×2, já que sua profissão exige que ele faça plantão algumas vezes.

Para saber mais sobre as outras escalas de trabalho validadas pela CLT, como a 5×1, clique aqui!

3. Salões de beleza seguem a escala 5×2?

Sim! A maioria dos salões de beleza seguem a escala 5×2, onde os funcionários trabalham de terça-feira a sábado e folgam o domingo e a segunda-feira.

Mas por que não folgar no sábado? Sábado é um dos dias mais movimentados, pois, geralmente, as pessoas possuem eventos, como festas, casamentos, aniversários, então é um bom dia para o salão abrir, já que sua clientela aumenta.

Conclusão

As escalas de trabalho são essenciais para que as empresas possam organizar melhor os horários de todos os funcionários. A escala de trabalho 5×2 é a mais usados por seguir, em sua maioria das vezes, o horário comercial.

Ela é validada pelas leis trabalhistas, e tem o domingo como um dos dias de folga obrigatória.

Você já conhece o PontoGO? Ele é um sistema de ponto online que pode auxiliar seu planejamento de horas trabalhadas. Faça um teste!

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

5 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *