As leis trabalhistas possuem vários tipos de escalas de trabalho que são permitidas que os profissionais exerçam. Isto porque é muito importante que o funcionário não trabalhe demais, pois além de ser prejudicial a sua saúde física e mental, ele não poderá dar o seu melhor no local de trabalho.
As escalas de trabalho são uma maneira da empresa organizar o seu fluxo de trabalho perante os funcionários. Elas podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa e com os sindicatos de cada área.
Aqui, no blog, já explicamos como funciona a escala 5×1 e 5×2. agora explicaremos como funciona a escala de trabalho 6×1. Então, confira agora!
Como funciona a escala de trabalho 6×1
A escala de trabalho 6×1 consciente em a cada seis dias trabalhados, o funcionário tem direito a um dia de folga. Por exemplo: se você trabalhou de segunda-feira a sábado, então sua folga será no domingo.
De acordo com o Artigo 67 das leis trabalhistas, o domingo é folga obrigatória na escala 6×1 a cada, no máximo, sete semanas. Isto para os homens, já para as mulheres, o domingo é folga obrigatória a cada 15 dias.
Nesta tipo de escala, a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas diárias ou 44 horas semanais trabalhadas. Lembrando que jornada de trabalho é diferente de escala de trabalho.
Funções em que a escala 6×1 é comum
A escala 6×1 é super comum ser exercida por vendedores de lojas, atendentes de telemarketing e suporte ao cliente. Profissionais que trabalham com eventos e agência de publicidade também estão fadados a trabalharem em escala 6×1.
Isto porque estas funções estão atreladas a uma necessidade maior da empresa de possuir funcionários trabalhando aos finais de semana, onde o fluxo de clientes é maior.
Um shopping center, por exemplo, sempre lota mais aos finais de semana, é melhor para as lojas determinem que os vendedores trabalhem exercendo a escala 6×1, com rodízio de folgas, do que contratar vendedores apenas para o final de semana.
Como assim rodízio de folgas? Se nesta semana você folgou no domingo, então na próximo você folgará na segunda-feira e por aí vai. Desta forma, ainda sim, é possível cumprir as leis trabalhistas que determinam folgas aos domingos para os homens a cada sete semanas, e a cada 15 dias para as mulheres.
Escala de trabalho 6×1 x feriados
Mas o que acontece se a sua folga cair em um dia que é feriado? Se a sua folga na semana cairá em uma segunda-feira, por exemplo, e for feriado, então não acontecerá nada. A sua folga continuará sendo na segunda que é feriado.
Isto acontece, pois na escala 5×2, por exemplo, em que o funcionário trabalha de segunda a sexta-feira e dispõe dos finais de semana de folga, pode acontecer de algum feriado cair em um sábado ou domingo e não muda nada na escala dele. O mesmo vale para a escala 6×1.
Agora, se você precisar trabalhar em feriado, então as leis trabalhistas exigem que a empresa pague o dia em dobro ou ofereça uma folga compensatória, sem prejuízo algum ao seu salário.
Para saber mais sobre o que as leis trabalhistas determinam sobre trabalhar no feriado, clique aqui!
O funcionário pode escolher o tipo de escala que quer trabalhar?
As empresas são responsáveis por emitir no contrato de trabalho o tipo de escala e jornada de trabalho que cada funcionário irá seguir. O tipo depende de vários fatores, como setor que o profissional pertence, função que ele elabora, o tipo de empresa que ele trabalha, etc.
Em alguns casos, pode ser que o funcionário consiga elaborar os seus próprios horários, mas isto é mais comum quando ele se torna PJ (Pessoa Jurídica).
Lembre-se de sempre ler com atenção o seu contrato de trabalho e qualquer divergência, não assine sem antes conversar com a empresa.
Conclusão
Com as escalas de trabalho, as empresas conseguem organizar o fluxo de funcionários e sua jornada de trabalho. A escala 6×1 requer de uma folga a cada seis dias trabalhados, o que é muito comum para quem trabalha como vendedor de loja.
Também pode acontecer da sua folga coincidir com algum feriado. Então, o que fazer? Neste artigo você aprendeu sobre a relação da escala de trabalho 6×1 e feriados, além de descobrir o que as leis trabalhistas dizem a respeito.
Você já conhece o PontoGO? Ele é um sistema de ponto online que pode auxiliar seu planejamento de horas trabalhadas. Faça um teste!
Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!
Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!