Saiba tudo sobre a escala de trabalho 6x1

Segundo as leis trabalhistas, existem diversos tipos de escalas de trabalho disponíveis. Uma delas é a escala de trabalho 6x1.

homem segurando uma maleta indo trabalhar simbolizando escala de trabalho 6x1

As leis trabalhistas possuem vários tipos de escalas de trabalho que são permitidas que os profissionais exerçam. Isto porque é muito importante que o funcionário não trabalhe demais, pois além de ser prejudicial a sua saúde física e mental, ele não poderá dar o seu melhor no local de trabalho.

As escalas de trabalho são uma maneira da empresa organizar o seu fluxo de trabalho perante os funcionários. Elas podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa e com os sindicatos de cada área.

Aqui, no blog, já explicamos como funciona a escala 5×1 e 5×2. agora explicaremos como funciona a escala de trabalho 6×1. Então, confira agora!

Como funciona a escala de trabalho 6×1

A escala de trabalho 6×1 consciente em a cada seis dias trabalhados, o funcionário tem direito a um dia de folga. Por exemplo: se você trabalhou de segunda-feira a sábado, então sua folga será no domingo.

De acordo com o Artigo 67 das leis trabalhistas, o domingo é folga obrigatória na escala 6×1 a cada, no máximo, sete semanas. Isto para os homens, já para as mulheres, o domingo é folga obrigatória a cada 15 dias.

Nesta tipo de escala, a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas diárias ou 44 horas semanais trabalhadas. Lembrando que jornada de trabalho é diferente de escala de trabalho.

Funções em que a escala 6×1 é comum

A escala 6×1 é super comum ser exercida por vendedores de lojas, atendentes de telemarketing e suporte ao cliente. Profissionais que trabalham com eventos e agência de publicidade também estão fadados a trabalharem em escala 6×1.

Isto porque estas funções estão atreladas a uma necessidade maior da empresa de possuir funcionários trabalhando aos finais de semana, onde o fluxo de clientes é maior.

Um shopping center, por exemplo, sempre lota mais aos finais de semana, é melhor para as lojas determinem que os vendedores trabalhem exercendo a escala 6×1, com rodízio de folgas, do que contratar vendedores apenas para o final de semana.

Como assim rodízio de folgas? Se nesta semana você folgou no domingo, então na próximo você folgará na segunda-feira e por aí vai. Desta forma, ainda sim, é possível cumprir as leis trabalhistas que determinam folgas aos domingos para os homens a cada sete semanas, e a cada 15 dias para as mulheres.

Escala de trabalho 6×1 x feriados

Mas o que acontece se a sua folga cair em um dia que é feriado? Se a sua folga na semana cairá em uma segunda-feira, por exemplo, e for feriado, então não acontecerá nada. A sua folga continuará sendo na segunda que é feriado.

Isto acontece, pois na escala 5×2, por exemplo, em que o funcionário trabalha de segunda a sexta-feira e dispõe dos finais de semana de folga, pode acontecer de algum feriado cair em um sábado ou domingo e não muda nada na escala dele. O mesmo vale para a escala 6×1.

Agora, se você precisar trabalhar em feriado, então as leis trabalhistas exigem que a empresa pague o dia em dobro ou ofereça uma folga compensatória, sem prejuízo algum ao seu salário.

Para saber mais sobre o que as leis trabalhistas determinam sobre trabalhar no feriado, clique aqui!

O funcionário pode escolher o tipo de escala que quer trabalhar?

As empresas são responsáveis por emitir no contrato de trabalho o tipo de escala e jornada de trabalho que cada funcionário irá seguir. O tipo depende de vários fatores, como setor que o profissional pertence, função que ele elabora, o tipo de empresa que ele trabalha, etc.

Em alguns casos, pode ser que o funcionário consiga elaborar os seus próprios horários, mas isto é mais comum quando ele se torna PJ (Pessoa Jurídica).

Lembre-se de sempre ler com atenção o seu contrato de trabalho e qualquer divergência, não assine sem antes conversar com a empresa.

Conclusão

Com as escalas de trabalho, as empresas conseguem organizar o fluxo de funcionários e sua jornada de trabalho. A escala 6×1 requer de uma folga a cada seis dias trabalhados, o que é muito comum para quem trabalha como vendedor de loja.

Também pode acontecer da sua folga coincidir com algum feriado. Então, o que fazer? Neste artigo você aprendeu sobre a relação da escala de trabalho 6×1 e feriados, além de descobrir o que as leis trabalhistas dizem a respeito.

Você já conhece o PontoGO? Ele é um sistema de ponto online que pode auxiliar seu planejamento de horas trabalhadas. Faça um teste!

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!

6 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *