Por que investir em ferramentas online para minha empresa?

As ferramentas online desempenham um papel importante no auxílio à gestão de empresas. Essas ferramentas ajudam no relacionamento entre a empresa, seus fornecedores, funcionários e clientes.

ferramentas online

Por que investir em ferramentas online para minha empresa?

No mundo em constante evolução da tecnologia de negócios, as coisas estão sempre mudando e evoluindo, então todo momento, é sempre um bom momento para procurar ferramentas online para a execução de negócios bem-sucedidos, esteja você gerenciando uma empresa de 20 anos ou apenas iniciando uma startup, a tecnologia está aqui para te ajudar.

Você já reparou que os avanços tecnológicos mudaram muito a dinâmica das empresas não acompanhou esse avanços? Dessa forma, para que sua empresa permaneça competitiva, ela precisa superar as limitações geográficas e temporais.

Isso porque as pessoas e empresas estão cada vez mais conectadas e a cada dia é evidenciada a necessidade de desenvolver formas mais eficientes de compartilhar informações e conhecimentos.

Pensando nisso, as ferramentas online desempenham um papel importante no auxílio à gestão de empresas.

Essas ferramentas ajudam, em particular, no relacionamento entre a empresa, seus fornecedores, funcionários e clientes.

Nesse artigo vamos indicar algumas ferramentas online que ajudarão você a otimizar, organizar, comunicar e gerar receita.

Ferramentas online de gerenciamento

No início da jornada empreendedora os sócios fazem um pouco de tudo. Do atendimento ao cliente, desenvolvimento e até empacotamento de produtos. Isso é normal no desafio de iniciar um negócio.

Mas, o que acontece quando as coisas começam realmente a dar certo?

Esta é a hora de planejar a estratégia da sua empresa e uma boa ferramenta de gestão pode ajudar muito e trazer mais eficiência para os processos, garantindo que as coisas certas sejam feitas.

As ferramentas para gestão são capazes de auxiliar na otimização de processos, tornando suas tarefas mais rápidas, ágeis e transformando o cotidiano da empresa de uma forma mais produtiva.

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos online completamente visual e intuitiva. Ela permite que você crie boards e em cada board crie um fluxo de atividades.

O conceito básico desta ferramenta para gestão de projetos é que você migre os cards entre colunas, atualizando as tarefas do seu dia a dia. Os cards podem ser estilizados em cores para repassar um senso de urgência.

Ou apenas para associar a uma determinada área dentro da empresa. O Trello é uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos e você pode começar a usá-la gratuitamente.

Asana

O Asana é outro software de fácil uso, conhecido por suas funções que facilitam o gerenciamento de tarefas e o tornam um forte aliado na gestão de projetos.

Com o aplicativo, é possível criar e compartilhar listas de tarefas com os colaboradores, sendo uma ferramenta que possibilita o acompanhamento de atividades por meio de comentários, anexos e marcações, trazendo mais integração para a equipe.

Ponto Go

Ponto Go – Controle de ponto digital. O aplicativo faz a gestão da jornada de trabalho e folha de ponto, de forma segura, online e econômica. Acesse de onde estiver, pelo celular, tablet ou pela web para bater ou gerenciar os pontos. Gerencie facilmente ajustes, férias, abonos e feriados e visualize a folha de ponto em tempo real.

Slack

Slack é uma plataforma de comunicação interna para empresas que pode ser empregada em conjunto com as ferramentas de gerenciamento de projetos citadas.

Ela oferece uma interface simples e intuitiva, mensagens instantâneas, compartilhamento de documentos e muito mais.

Basecamp

O Basecamp consegue concentrar em um só lugar vários instrumentos essenciais, como notas, eventos, criação de listas com tarefas e outros itens.

Um dos diferenciais desse software é a criação de uma linha do tempo para cada projeto. Com essa função, é possível acompanhar o andamento das tarefas e o histórico de cada colaborador.

Assim, será bem mais fácil organizar seus projetos, delegar tarefas, acompanhar prazos e monitorar os resultados.

1Password

1Password – Aumente sua segurança definindo senhas únicas e complexas para cada serviço que você usa e, em seguida, acesse tudo usando este gerenciador de senhas e uma única senha mestra que você controla.

Ferramentas online para armazenamento na nuvem

O armazenamento em nuvem é uma das melhores ferramentas para uma empresa.

Os serviços em nuvem não são apenas excelentes para backup e proteção de dados, mas essa ferramenta também fornece uma maneira para que a equipe possa trabalhar remotamente.

Dropbox

O Dropbox é um espaço de trabalho moderno, projetado para reduzir a perda de tempo. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa. A ferramenta permite que você compartilhe facilmente arquivos entre dispositivos e mantenha um backup de seus arquivos na nuvem.

One Drive

A ferramenta de armazenamento em nuvem da Microsoft, ela já vem pré-instalada no Windows 10. Além disso, a ferramenta permite o trabalho colaborativo com outras ferramentas como o Word, Excel, Power Point e OneNote a partir de qualquer dispositivo ou pela web.

A plataforma oferece planos gratuitos com 5GB ou planos pagos de até 5TB que podem conter os programas que compõem o Office 365.

Além disso, também existem os planos empresariais que contam com soluções para equipes com espaço de armazenamento ilimitado.

Google Drive

O Google Drive é uma das ferramentas mais populares e simples de utilizar. É ideal para trabalhos da faculdade, planilhas, apresentações e etc, isso porque ele disponibiliza ferramentas muito similares às que já estamos acostumados a usar como Word, Excel e PowerPoint.

Com o Google Drive você cria seus arquivos online e ele vai salvando automaticamente na medida em que o documento é feito e o melhor: o armazenamento é de 5GB. Para acessar, basta ter um e-mail do Gmail.

Ferramentas online para análise de dados

A análise de dados não é apenas para grandes empresas. Empresas de todos os tamanhos podem usar dados para tomar decisões mais inteligentes quando se trata de atendimento ao cliente, marketing e operações.

Algumas ferramentas coletam dados do seu site, mídias sociais e outras campanhas de marketing e podem orientá-lo da melhor maneira para chegar até seus clientes.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais importante para analisar e monitorar estratégias e, diferente do que se imagina, ele não serve apenas para o marketing digital.

Com o uso correto do Google Analytics você pode identificar os produtos ou serviços mais procurados pelo seu público, avaliar páginas que estão com baixo desempenho em termos de velocidade ou qualidade de acesso, analisar de onde vem os visitantes do seu site e das suas landing pages.

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma de ferramentas de marketing online que fornece dados de natureza diversa sobre a concorrência. Do desempenho do site na pesquisa orgânica e até os dados de campanhas do concorrente.

Quais as razões para se investir em ferramentas online?

Você deve estar se perguntando se investir em ferramentas online é mesmo o melhor negócio para a sua empresa, não é mesmo?

Redução de custos

Se desperdiçar dinheiro é a sua preocupação, saiba que a principal vantagem ao adotar uma ferramenta online é a redução de custos.

Ao fazer uso de softwares e aplicativos, é possível reduzir as despesas da manutenção de equipamentos, otimizar a mão de obra de colaboradores, direcionando-os para atividades mais estratégicas, aumentar a efetividade da comunicação na empresa e até mesmo proporcionar uma redução nos gastos desnecessários.

Aumento da produtividade

Todas as ferramentas online convergem para otimização da produtividade de uma empresa, pois melhoram  trabalho em equipe melhora, proporcionando um acompanhamento em tempo real, com o compartilhamento de documentos e arquivos.

Assim, com o acesso aos dados e os documentos democratizados e facilitados, a empresa terá mais chances de alavancar a sua produtividade e assegurar que seus processos internos sejam melhorados, em especial aqueles relacionados à comunicação e à integração do time de colaboradores.

Maior controle sobre os dados

A segurança da informação é algo ao qual as empresas devem estar sempre atentas. Os dados são a inteligência da empresa e, por conta disso, é necessário somar esforços para protegê-los.

Sistemas colaborativos oferecidos pelo Google, por exemplo, proporcionam segurança por 24 horas. Além disso, monitoram o controle do acesso aos arquivos conforme as necessidades do gestor.

Reforço da cultura do trabalho em equipe

Com as ferramentas online, os funcionários se sentem estimulados a utilizá-las e a colaborar para um melhor o trabalho em equipe. Essas ferramentas podem ser utilizadas de qualquer lugar e qualquer hora.

Essa liberdade facilita a integração dos colaboradores — estejam elas em serviço externo ou na própria empresa.

Acompanhamento em tempo real

O grande diferencial das ferramentas online é que todas podem ser alimentadas e editadas por qualquer um dos envolvidos. Desde que tenham acesso à internet, e isso colabora para a qualidade da tomada de decisões em uma empresa.

Conclusão

O investimento em ferramentas online facilita a gestão, otimiza os recursos e promove a integração entre os funcionários. Ter um orçamentos pequenos não significa que não seja possível aproveitar a tecnologia de nível empresarial para seus negócios.

Há muitas maneiras de usar ferramentas online para agilizar as operações e dar à sua empresa a capacidade de competir com empresas maiores, ajudando a dimensionar as operações e aumentar a produtividade sem um investimento robusto.

A colaboração é vital para que todas as empresas alcancem altos níveis de produtividade, não importa se sua empresa opera em um único escritório ou se sua equipe está distribuída em diferentes locais ou trabalhando remotamente.

Para a maioria das equipes de pequenas empresas, a colaboração significa a capacidade de compartilhar arquivos, discutir projetos e atribuir tarefas que avancem o trabalho. Existem muitas ferramentas online que fornecem esse tipo de funcionalidade e ajudam a agilizar o trabalho colaborativo.

Essas ferramentas não se concentram apenas no gerenciamento de projetos e tarefas individuais, mas facilitam o compartilhamento de informações e a colaboração.

Gostou do artigo? Compartilha com o seus amigos, e não deixa de comentar! O seu comentário é muito importante.

6 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *