Ponto eletrônico: tudo o que você precisa saber sobre este tipo de controle

A sua empresa utiliza o relógio de ponto ou outro tipo de ponto? Está na hora de começar a utilizar o ponto eletrônico!

homem segurando um celular simbolizando ponto eletrônico

A sua empresa utiliza o relógio de ponto ou até mesmo a folha de ponto? Está na hora de deixar estes sistemas para atrás e modernizar o seu negócio com o ponto eletrônico!

Este tipo de ponto possui um sistema mais simples e fácil de manusear do que outros tipos de pontos, assim os funcionários também gostarão desta mudança.

Ainda não conhece o ponto eletrônico e quer saber mais? Então, vamos direto ao artigo! Aprenda tudo o que você precisa saber sobre este tipo de controle de ponto:

O que é ponto eletrônico?

Existem vários tipos de controle de ponto, sendo um deles o ponto eletrônico.

Assim, como o relógio de ponto e a folha de ponto, o ponto eletrônico ajuda no gerenciamento da jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa.

A sua principal diferença é que este controle é feito online, ou seja, a partir de aplicativos ou sites. Desta maneira, fica mais fácil da empresa supervisionar todos os pontos batidos e dos colaboradores de ver quantas horas foram trabalhadas no dia, se eles fizeram horas extras, etc.

Este ponto também pode ser conhecido como ponto online.

O ponto eletrônico possui várias vantagens em relação a outros tipos de pontos, como a facilidade e possibilidade de registrar o ponto fora da empresa.

No próximo tópico você saberá como funciona as funcionalidades do ponto eletrônico e entender sua importância.

Como funciona o ponto eletrônico?

A empresa contrata algum serviço de controle de ponto eletrônico que possibilita que seus funcionários registrem o ponto através de algum aplicativo ou site na web.

Os colaboradores podem bater o ponto fora da empresa, o que facilita aqueles que fazem muitas atividades externas ou home office.

E como o empregador terá controle dos pontos que foram registrados fora do ambiente de trabalho? Simples: através da geolocalização presente no ponto eletrônico.

Outra vantagem é permitir os funcionários de acompanharem de perto a sua jornada de trabalho. Por exemplo: se eu fiz horas extras, eu consigo saber exatamente como está o meu ponto em tempo real, sem precisar pedir para o empregador ou esperar o relatório semanal.

Também é possível ajustar e abonar registros de ponto de uma maneira mais rápida.

A sua empresa possui outro tipo de controle de ponto? Não tem problema, pois é possível fazer a migração para o ponto eletrônico.

PontoGO: um sistema de controle de ponto eletrônico

Você já ouviu falar do PontoGO? O PontoGO é um sistema de controle de ponto eletrônico que possui todas as funcionalidades e vantagens citadas no tópico anterior.

O sistema oferece vários planos que te permite escolher o melhor que irá se adequar a sua empresa.

Por exemplo: se a sua empresa possui mais de 20 funcionários, então o plano ideal é o Pequena Empresa que é possível cadastrar até 25 colaboradores, que custa apenas R$ 68,00 por ano ou R$ 85,00 por mês. É o melhor custo-benefício do mercado!

interface da geolocalização do pontogo
Interface do PontoGO web exibido somente para as empresas. É possível ver ao fundo da foto o mapa citado no texto.

Então, que tal testar o PontoGO? Você tem 15 dias de teste gratuito e eu tenho certeza que era tudo que a sua empresa precisava.

Aliás, você sabia que este tipo de ponto pode facilitar a vida do setor de RH (Recursos Humanos)? Saiba mais sobre isto clicando aqui!

Ponto eletrônico x leis trabalhistas

O ponto eletrônico é uma maneira de controle de ponto totalmente segura e permitida pelas leis trabalhistas.

Em 2011, a Portaria 373 do Ministério do Trabalho retirou a exigência de se usar apenas os sistemas cadastrados por eles, como o relógio de ponto digital e o livro de ponto.

Porém, por ser um sistema online é interessante que a empresa contrate um serviço, como o PontoGO, que possua funcionalidades que facilitem tanto a empresa, como o Ministério do Trabalho na hora da homologação, como cada funcionário ter sua própria senha para entrar no sistema, geolocalização, verificação de IP, etc.

Conclusão

O controle de ponto eletrônico (também conhecido como ponto online) vai facilitar o gerenciamento do registro de ponto dos funcionários de uma empresa, principalmente, para aqueles funcionários que fazem jornada home office ou exercem muitas atividades externas.

Vimos neste artigo que o PontoGO é um excelente sistema de ponto que permite a sua empresa cadastrar seus funcionários e partir disto acompanhar todos os pontos em tempo real, fazer ajustes, fechar a folha, gerar relatórios e muito mais.

Não conhecer o PontoGO? Faça um teste agora!

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante para nós!

Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar também!

2 Curtir
0 Não curti

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *