Trabalhar em casa: confira 5 dicas para aumentar a produtividade!

Trabalhar em casa pode causar uma falta de foco para muitas pessoas. Esse problema é bastante comum, mas existem várias técnicas que podem ser usadas para manter o foco mesmo durante o home office.

Imagem de uma pessoa trabalhando com seu computador para simbolizar o artigo sobre trabalhar em casa

Hoje em dia, uma quantidade crescente de empresas vêm adotando o regime de home office (trabalhar em casa) para seus funcionários.

Nesse sentido, seja por um período mais curto ou de forma permanente, é preciso orientar os colaboradores para que façam um bom uso desse tempo em casa.

Assim, é essencial que o profissional tenha a disciplina para manter seu foco e produtividade. 

Por conta da falta de experiência com essas situações, e por estarem habituados com ambientes profissionais, muitos colaboradores podem lidar com uma série de dificuldades. Por mais difícil que isso seja para muitos, existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a experiência de trabalhar em casa.

Você deseja ter o melhor ambiente para se trabalhar em casa? Então, leia este artigo até o final. Temos as melhores dicas para você!

O que significa home office? 

Se traduzido ao pé da letra, o termo significa “escritório em casa”, mas quem está habituado com o termo sabe que ele não se limita a isso. 

Hoje, com a evolução da tecnologia, são disponibilizadas diversas possibilidades para se trabalhar em casa ou remoto.  Na verdade, essa modalidade de trabalho permite que as pessoas se conectem e entreguem resultado, mesmo à distância. 

Dessa forma, os profissionais que optam por essa forma de trabalho podem optar pelos mais diversos locais de trabalho.  Apesar disso, é essencial possuir um bom local de trabalho em casa para garantir a sua produtividade. 

O que leva uma pessoa a trabalhar em casa?

Sair de um ambiente de trabalho e começar a trabalhar em casa não é uma tarefa fácil, mas existem diversos motivos para isso. 

Primeiramente, muitas empresas incentivam que seus funcionários trabalhem em home office para diminuir os gastos com transporte.  Isso acontece pois ao optar por trabalhar em casa, o profissional não terá que se deslocar até o seu trabalho.

Além disso, podemos citar o melhor aproveitamento de tempo, visto que o deslocamento muitas vezes leva longos trajetos. Sendo assim, ao escolher pelo trabalho remoto, o profissional poderá fazer um melhor aproveitamento do seu tempo.

A partir de 2020, com o início da pandemia do Coronavírus, uma série de empresas implementaram o home office para manter seus funcionários em maior segurança.

Seja por qualquer motivo escolhido pela empresa, esse modelo de trabalho pode oferecer uma série de benefícios para o colaborador e para a empresa, desde que feito de forma certa.

Desse modo, existem diversas estratégias utilizadas pelos profissionais que trabalham em casa para manter sua produtividade.

5 dicas para aumentar a produtividade enquanto trabalha em casa

Realmente trabalhar em casa pode ser bastante desafiador, afinal é o seu local de descanso. Por isso, é normal que você se sinta desmotivado a trabalhar, ou até mesmo com sono no começo. 

De toda forma, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a transformar essa experiência em algo positivo e extremamente produtivo.

1. Cuidado com o ambiente de trabalho

Muitas vezes o trabalho em casa é confundido com trabalhar de qualquer forma, mas não é bem assim. É justamente por confundir as coisas que muitas pessoas não conseguem se concentrar bem enquanto trabalham em casa. 

Por isso, é de extrema importância que você tenha um ambiente de trabalho próprio para o home office dentro de casa. Existem diversas coisas que podem lhe ajudar a ter um bom local de trabalho.

Não trabalhe da cama!

Seu local de trabalho precisa ser diferente do seu local de descanso, caso contrário isso irá atrapalhar tanto o seu desempenho trabalhando, quanto o seu sono. 

Crie um ambiente ergonômico 

Ninguém gosta de trabalhar sentindo dor nas costas, não é mesmo? Por isso, preze pelo seu conforto enquanto trabalhe. Tenha uma boa cadeira e uma mesa em uma altura confortável, isso com certeza irá ajudar. 

Personalize seu espaço

O grande diferencial de um ambiente profissional é que acima de tudo ele se apresenta como tal. Por isso, seu local de trabalho em casa também precisa ser assim. Tenha um ambiente personalizado de forma diferente dos demais ambientes da sua casa. 

Aposte na iluminação natural

É comprovado, a luz natural possui ótimos efeitos para o desempenho no trabalho. Por isso, busque um local iluminado e arejado, isso deve aumentar bastante o desempenho.

Tenha um ambiente prático 

Não é nada legal ter que ficar se deslocando para buscar ferramentas de trabalho. Por isso, tenha tudo o que você precisa perto de você, independente do que seja, pois isso irá manter o seu foco por mais tempo.

2. Preze pela boa comunicação

Sabemos que um grande dificuldade das equipes quando trabalham de forma remota ou em casa é manter a comunicação de trabalho.

Isso porque muitas vezes decisões não podem ser tomadas só por uma pessoa, e precisam ser consultadas. 

Diversas empresas já utilizam plataformas de comunicação no ambiente de trabalho tradicional, mas apesar disso, o impacto ainda é grande. Por isso, é importante entender que trabalhar em casa não significa suspender reuniões ou impossibilitar a comunicação. 

Para isso, existem diversas plataformas que podem ajudar na comunicação em períodos de home office. 

Nessas situações, muitas empresas optam pelo Slack, Skype, Zoom, Google Hangouts e até mesmo o Whatsapp para manter a comunicação. 

O ideal é adotar plataformas de acordo com o perfil dos funcionários, e escolher a que eles possuem maior facilidade para o uso. Além disso, é essencial priorizar chamadas em vídeo, pois isso irá aproximar o time mesmo em momentos de trabalho a distância.

Optando por qualquer uma das soluções oferecidas atualmente, lembre-se de fazer um bom treinamento, para que seus colaboradores não tenham dúvidas a respeito do uso diário dessas plataformas.

3. Evite distrações

Todos nós sabemos que trabalhar em casa significa estar mais expostos a distrações.  Isso porque muitas vezes quem divide o ambiente conosco não entende a seriedade de se realizar trabalhos remotos. 

Portanto, é essencial estar alinhado com todos em casa, para que entendam que aquele é o seu horário de trabalho, e que as demais questões podem ser resolvidas depois. 

Com uma boa conversa tudo será alinhado da melhor forma, e eu tenho certeza de que todos compreenderão. Além disso, é importante que o colaborador esteja ciente de quais distrações o tiram do foco.

Nada de trabalhar próximo ao celular, a não ser que seja extremamente necessário.

E por fim, livre-se de tudo que possa lhe distrair, como alguma pendência que precisava ser resolvida em casa. Essas questões podem esperar, afinal de contas, você está trabalhando em casa! 

4. Se vista de forma adequada

Trabalhar em casa pode significar ter mais tempo de descanso, dormir até um pouco mais tarde e até mesmo economizar na alimentação!

Mas nem de longe isso deve significar perder os hábitos de trabalho, ou seja, mudar de rotina. Isso quer dizer que enquanto estiver no home office, o profissional deve se atentar para manter atividades básicas. 

Dentre elas, podemos citar o ato de se vestir corretamente. Portanto, nada de trabalhar de pijama!

Quando realizamos rituais diários de trabalho, nosso cérebro entende que estamos nos preparando para trabalhar.  Desse modo, estaremos nos estimulando a ter mais foco nas atividades que iremos realizar, o que é estritamente necessário durante o trabalho em casa. 

Por isso, busque se vestir de forma adequada, coloque uma roupa profissional antes de começar a trabalhar. Faça o teste, tenho certeza que assim você terá um ótimo dia de trabalho em casa!

5. Determine horários de trabalho

A principal vantagem de trabalhar em casa é poder acordar na hora que quiser.

Por outro lado, isso pode causar problemas na rotina, levando o profissional a escolher horários aleatórios para começar a trabalhar. 

Além disso, por estar em casa muitas pessoas podem trabalhar mais tempo do que o normal, o que não é nem um pouco saudável. Entretanto, muitas pessoas também podem chegar a trabalhar menos do que o normal, o que prejudica seu desempenho. 

Por isso, é importante que você crie metas e que tente alcançá-las durante o seu horário de trabalho.

Além disso, é importante criar também um horário de almoço, para tornar a rotina o mais próximo de um trabalho não remoto. Nada de almoçar de frente para o computador! 

Lembre-se das primeiras dicas: ambiente de trabalho e descanso precisam ser distintos.

6. Cuide das suas finanças

Problemas financeiros são um dos maiores causadores de estresse na vida das pessoas. Cuidar das sua vida financeira pode lhe ajudar em sua produtividade. Algumas dicas práticas para você colocar em prática são:

Evite pagar taxas desnecessárias

Hoje é possível cortar várias taxas desnecessárias como taxas de manutenção das contas digitais anuidades de cartões por exemplo. Uma boa é utilizar cartões de crédito sem anuidade.

Controle suas finanças

Ter um controle dos seus gastos e fazer um planejamento financeiro pessoal vão ajudar você a ter mais produtividade no dia a dia.

7. Avalie um coworking

Uma escolha muito comum de pessoas que trabalham em casa são os coworkings.

Esses edifícios normalmente possuem a proposta de disponibilizar um espaço próprio para o trabalho, promovendo o networking. 

Normalmente privados, os coworkings cobram uma pequena taxa por mês para que os trabalhadores remotos possam usufruir do local. Apesar disso, existem ainda os coworkings públicos, que fornecem uma estrutura semelhante, mas não cobram para utilizar o espaço. 

Nesses locais, é possível encontrar profissionais das mais diversas áreas, e garantir boas parcerias. 

Essa opção pode ser bastante interessante, principalmente para aqueles que não possuem um local de trabalho adequado em casa, o que atrapalha sua produtividade. 

8. Faça um bom controle das horas trabalhadas

Durante o home office, uma das maiores dificuldades das empresas é a de conseguir manter o controle da jornada de trabalho

De fato nessa situação é necessária uma grande confiança nos colaboradores da empresa, pois eles mesmos definiram seu horário de trabalho. 

De toda forma, isso não significa que não é possível ter controle algum a respeito do período de trabalho de seus colaboradores. 

Para isso, existe o PontoGO, uma solução para controle de jornada on-line. Por meio da nossa plataforma, é possível acompanhar o horário e local em que os funcionários batem seu ponto de forma simultânea. 

Para profissionais que dependem do home office, essa é a solução ideal para manter o controle de horas extras e banco de horas. Se você quiser conhecer melhor a respeito da plataforma, basta acessar este link.

Conclusão

Com a evolução da tecnologia, os trabalhos remotos se popularizaram entre as empresas. Isso significa que mesmo com imprevistos, as instituições não são obrigadas a parar de produzir. 

Trabalhar em casa se tornou algo bem mais comum do que se imagina, diferente de como era há alguns anos atrás. 

Porém, acima de tudo é necessário ter disciplina, e é isso que deve formar um bom profissional: Disciplina e resultado. 

Portanto, aplicando as dicas apresentadas nesse artigo, será possível evoluir como profissional, e entregar resultado mesmo trabalhando em casa. 

Compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho para que eles também possam aumentar a produtividade ao trabalhar em casa!

3 Curtir
0 Não curti

Hícaro Sindeaux, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo.

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *